Sempre Ofertas

25 março 2016

TIPOS DE ÓLEO NA COZINHA

Com que óleo eu vou indispensável na cozinha, o óleo pode ser saudável basta escolher a variedade certa para cada preparo.
Nao faz muito tempo ,a gente só encontrava óleo de soja nas gondolas do supermercado, mas o cenário mudou.
A industria alimentícia tem investido um bocado no desenvolvimento de produtos a base de outros ingredientes.
Óleos de milho ,Canola e girassol, e fácil comprar em qualquer lugar agora.Mas ha versões ainda mais exóticas, geralmente vendidas em lojas de produtos naturais, de ingredientes asiáticos e empórios gourmets.
Ja ouviu falar em óleo de algodão?E de Gergelim?Se você quer conhecer as propriedades de cada tipo,na panela e para sua saúde.
Confira a seguir as analises de Vera Megume ,professora de ciência dos alimentos e nutrição, e Mauricio Lopes , professor do curso de Gastronomia, ambos de Universidade Anhembi Morumbi. Depois de ler esta reportagem vai ser fácil escolher.
Fritura: Mitos e Verdades
Se você adora uma fritura sequinha e crocante,mas se preocupa com a saúde e o bem-estar, saiba que alguns cuidados evitam que o alimento fique encharcado e ainda mais perigoso para o coração.
As dicas a seguir são do químico Frances Herve This , autor do livro Um cientista na Cozinha (atica).
So inicie a fritura quando o óleo estiver bem quente,para que a crosta se forme rapidamente.Assim , a gordura não penetra no alimento.
Quando maior a peça , mais óleo e necessário. Caso contrario, a gordura esfria e deixa a fritura encharcada.
E um erro usar pouco óleo, achando que isso torna a fritura menos calórica. O efeito e inverso o óleo não aquece suficientemente, não forma a crosta e acaba sendo mais absorvido pelo alimento.
Cada oleo tem um ponto de fumaça , ou seja a temperatura máxima  a que pode chegar sem que ocorra a liberação de acroleína, uma substancia toxica.Por isso prefira as variedades apropriadas para fritura.
Nao reutilize o óleo usado para fritura ele fica impregnado de minúsculos partículas do alimento que mesmo invisíveis,são queimados rapidamente.
O óleo de soja rico em vitamina E,ajuda a combater o envelhecimento das células. Bom usar em  refogados, nas frituras (acima de 180 Graus, degrada-se e causa dor de estomago e azia) 


 Óleo de canola : tem alto teor (58%) de gordura monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva.Bom usar em refogados e saladas,não aconselhável para fritura.

Óleo Castanha-do-Para : por ser extraído a frio, mantem os nutrientes: proteínas,omega 6 e 9, cálcio,fibras. vitaminas, magnésio e fosforo. Aconselhável para usar na finalização , não aconselhável para frituras.

Óleo linhaça : contem omega 3, presente também nos peixes de água fria .protege coração.serve acrescentar a saladas e molhos frios. não aconselhável frituras.

Óleo de de Macadâmia : tem alta concentração de gorduras monoinsaturadas e omega 7, que combate os efeitos do envelhecimento. Aconselhável para saladas e pates, não usa em frituras.

Óleo de Amendoim: rico em vitamina E que tem poder antioxidante e combate o envelhecimento. Aconselhável frituras, fondues, saladas e pates.

Óleo de Algodão: contem vitamina E e omega 3 e 6,nutrientes fundamentais para proteger o sistema cardiovascular,Aconselhável para frituras, fondues,saladas e pates.

Óleo de Girassol: contem gordura polinsaturada em altas quantidades,que auxilia no controle do nível de colesterol. Aconselhável refogados e saladas, não  usa em frituras.

Óleo de Milho:  rico em gordura poliinsaturada,ajuda a reduzir o colesterol. Aconselhável para fritura,Finalização, saladas e pates.
Óleo de Gergelim: bem-vindo para a saúde por conter gordura insaturada. Aconselhável finalização e molhos,não usa em frituras. 

Óleo Sementes de Abobora : rico em vitaminas , gorduras polinsaturadas e carotenoides: tem função antioxidante. aconselhável finalização e molhos. não usa em frituras.

Óleo de Coco: contem gorduras saturadas, apesar da origem vegetal, e não ha comprovação cientifica de seu poder emagrecedor. Aconselhável  finalização ,não usa em frituras.


Azeite de Oliva : ele e famoso pelos benefícios que proporciona a saúde extraído a frio de azeitonas verdes,e rico em ácidos graxos monoinsaturadas,vitamina E e antioxidantes, que ajudam a manter o colesterol sob controle.protegem contra doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento. mas o azeite, mesmo o de boa qualidade,não e o mesmo na panela. Ao ser aquecido acima de 180 graus, temperatura ideal para frituras, sofre oxidação e perde as propriedades.
























Nenhum comentário:

FINALIZAÇÃO CABELO ONDULADO 2B2C