Sempre Ofertas

29 novembro 2017

Reação de Maillard


reação de Maillard é uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor, obtendo-se produtos que dão sabor (flavor), odor e cor aos alimentos. O aspecto dourado dos alimentos após assado é o resultado da reação de Maillard.
A reação de Maillard foi descrita em 1912 pelo químico Louis-Camille Maillard, que estava tentando reproduzir a síntese de proteínas.
É uma reação que ocorre entre os aminoácidos ou proteínas e os açúcares (carboidratos): quando o alimento é aquecido (cozido), o grupo carbonila (C=O) do carboidrato interage com o grupo amino (–NH2) do aminoácido ou proteína, e após várias etapas produz-se as melanoidinas, que dão a cor e o aspecto característicos dos alimentos cozidos ou assados.
Dependendo dos tipos de proteínas e açúcares que compõem o alimento, o processo produz resultados diferentes quanto ao aspecto, cor e sabor. Estas características são diferentes entre um bolo assado e um frango assado, por exemplo.
A reação que ocorre no processo de Maillard é diferente do processo de tostamento e caramelização. No tostamento ocorre uma reação de pirólise do carboidrato (desidratação térmica) e na caramelização ocorre uma desidrataçãocondensação e polimerização do carboidrato. Em nenhum dos dois casos ocorre o envolvimento das proteínas.

Acredita-se que a reação de Maillard é um dos fatores responsáveis pelo envelhecimento do nosso organismoMedicamentos estão sendo criados para retardar o processo.

Louis Camille Maillard foi um médico e químico francês Ficou conhecido por ter sido o primeiro a descrever e explicar de maneira detalhada a reação que leva o seu nome, reação de Maillard .
Nascimento4 de fevereiro de 1878, Pont-à-Mousson, França
Falecimento12 de maio de 1936, Paris, França


Nenhum comentário:

FINALIZAÇÃO CABELO ONDULADO 2B2C