Quer ter dentes brancos e um sorriso invejável? Saiba quais alimentos evitar e adote algumas práticas para prevenir o escurecimento

Reportagem: Camila Saipp
alimentos que escurecem os dentes
As substâncias ácidas e corantes presentes em muitas bebidas facilitam o escurecimento
Foto: Danilo Borges 
Todo mundo já está cansado de saber que a alimentação influencia diretamente na saúde e na estética dos indivíduos. Sabemos, por exemplo, que alguns alimentos aliviam os sintomas da TPM, que outros diminuem o apetite sexual e que muitos podem ser usados para amenizar os incômodos da gastrite. Além disso, no quesito estético, existem aqueles que ajudam na dieta, os que rejuvenescem a pele e até os que escurecem os dentes. Isso tudo é possível graças aos agentes particulares de cada alimento.

No caso do escurecimento dos dentes, as alterações também podem ser causadas por algum problema mais sério, como canal, necrose e uso contínuo de antibióticos, mas o ortodontista Julio Pedra e Cal Neto afirma que os agentes cromogênicos encontrados em diversas bebidas e mantimentos são os grandes responsáveis pela pigmentação do esmalte dentário. “Qualquer alimento dotado de intensa pigmentação pode escurecer os dentes. Bebidas como café, chá e vinho tinto possuem natureza cromogênica, assim como sucos e refrescos coloridos artificialmente”, afirma o especialista.

    Algumas bebidas são, inclusive, duplamente perigosas, pois, além de conter corantes, elas contam com substâncias ácidas, que também podem causar sérios danos ao sorriso: “Além de possuírem agentes pigmentantes, as bebidas alcoólicas e alguns refrigerantes – de limão e cola - podem promover erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso, e consequentemente, ainda mais susceptível ao escurecimento”.

    Quanto aos alimentos, amora, beterraba, cereja, uva e molho de soja devem ser evitados, pois, a exemplo das bebidas, são muito pigmentados e podem produzir colorações indesejáveis na superfície dos dentes. “O problema se torna ainda mais comum quando o esmalte dentário já se encontra mais desgastado, já que nessas circunstâncias, surgem microporos que facilitam a deposição desses pigmentos sobre os dentes”, explica o Dr. Julio.

    Para minimizar o problema e não precisar excluir de vez esses alimentos do cardápio, sobretudo os saudáveis como a beterraba, o especialista recomenda uma prática simples: fazer bochechos com água logo após a ingestão de tais alimentos. “Isso ajuda a eliminar ou ao menos reduzir a concentração de substâncias que podem escurecer os dentes”. E finaliza: “Assim que possível faça bom uso da escova e do fio dental para ter uma higiene completa”.