Páginas

21 abril 2016

Bolos caseiros clássicos para completar seu cafe da manha ou seu cha da tarde

Receita do Chef Edu Guedes
Ingredientes
Calda
1 xícara (chá) de goiabada em cubos
1 xícara (chá) de água
Massa
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma
Demais ingredientes
1 xícara (chá) de goiabada em cubos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque a goiabada, a água e deixe apurar no fogo baixo até que a goiabada derreta. Enquanto isso, bata na batedeira os ovos com o açúcar até que obtenha um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, o óleo, o fubá, a farinha de trigo e bata até que fique homogêneo. Por fim, junte o fermento em pó e misture delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Passe os cubos de goiabada na farinha de trigo, retire o excesso e distribua sobre a massa. Leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Desenforme e cubra-o com a calda.


BOLO DE LARANJA
Ingredientes
4 ovos (separe as claras da gema)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de margarina
1 copo de suco de laranja coado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ½ colher de sopa de raspa de casca de laranja
Modo de preparo
Na batedeira, bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas, o açúcar, e a margarina, mexa bem até a massa ficar homogênea, aos poucos adicione a farinha, o suco de laranja, por último adicione as claras em neve. Pode usar tanto a batedeira como o liquidificador para fazer essa etapa. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo, de preferir também pode usar o papel manteiga, despeje a massa do bolo de laranja e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 30 minutos ou até atingir o ponto. Para saber o ponto faça o teste do palito, se colocar o palito e ele sair limpo o bolo está pronto.


BOLO DE CHOCOLATE SIMPLES

Ingredientes
Bolo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 ovos
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de água fervendo
Cobertura
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
Bolo
: Unte uma forma com manteiga e polvilhe com chocolate em pó ou farinha de trigo. Em um recipiente peneire a farinha, açúcar e chocolate. Junte os ovos e o óleo e mexa muito bem com uma colher. Depois que estiver tudo bem misturado, acrescente a água fervendo e mexa novamente com uma colher, até a massa ficar homogênea. Por último acrescente o fermento em pó e mexa mais uma vez para incorporá-lo. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada e leve parar assar em forno pré-aquecido. Desenforme ainda quente, fure o bolo com um garfo e derrame a cobertura sobre ele. Cobertura: Leve tudo ao fogo e mexa até ficar homogêneo.


BOLO DE BANANA

Ingredientes
6 bananas nanicas em rodelas
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de rosca
4 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Para polvilhar
Açúcar refinado e canela em pó a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, coloque as bananas, o óleo e os ovos. Bata por aproximadamente 3 minutos até obter um creme homogêneo. Em uma vasilha, misture a farinha de rosca, o açúcar e o fermento. Misture o creme de bananas a mistura de secos. Misture até incorporar todos os ingredientes e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada com um buraco no meio. Leve ao forno a 180º por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até enfiar um palito e o mesmo sair limpo. Desenforme o bolo ainda quente, misture o açúcar e a canela. Polvilhe sobre o bolo.


 BOLO DE ABACAXI
Ingredientes
Bolo
2 xícaras de açúcar
3 ovos inteiros
2 colheres de (sopa) de margarina
1 e ½ xícaras de farinha de trigo
200 ml de leite ou 1 copo pequeno
1 colher (sopa) de fermento para bolo
Calda
1 e ½ xícaras de açúcar
1 abacaxi cortadinho ou em rodelas grossas ou picado, como preferir
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos, açúcar, margarina e depois adicione a farinha aos poucos. Por último o fermento, bata bem até ficar uma massa lisa sem bolinhas. Na forma de bolo coloque o açúcar direto na fôrma e derreta até virar um caramelo. Espere esfriar, coloque o abacaxi que cortou e acrescente toda a massa e coloque para assar. No forno a 200°C asse por 50 minutos. Se o bolo grudar na forma, é porque esfriou muito, coloque em banho-maria antes de desenformar.




BOLO DE CENOURA

Ingredientes

Bolo
3 cenouras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais um pouco para untar)
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 colher (chá) de manteiga
Cobertura
½ xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo
Bolo: Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma forma redonda de 23 centímetros de diâmetro e sete centímetros de altura com manteiga, usando um papel toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de cinco minutos). Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Cobertura: Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.


BOLO PRESTÍGIO
Ingredientes
Massa
4 gemas
2 xícaras de açúcar
1 copo de leite tipo americano
3 colheres de sopa de chocolate
2 copos de farinha de trigo tipo americano
1 colher de sopa de fermento
Recheio
1 1/2 copo de leite
06 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de 100grs de coco ralado
½ lata de leite condensado
Cobertura
100g de manteiga sem sal
3 colheres de chocolate
½ lata de leite condensado

Modo de preparo
Massa: bata as gemas com o açúcar, coloque aos poucos o leite com a farinha de trigo, o chocolate e o fermento, por último as claras em neve. Recheio: misture tudo e leve ao fogo brando e mexa. Se preferir bem doce, coloque a lata de leite condensado inteira. Cobertura: coloque no liquidificador e bata rápido a manteiga. Cubra o bolo e depois de recheado leve à geladeira.



BOLO DE MAÇÃ
*Receita do Cozinha Rápida
Ingredientes

3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
3 maças
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo
Descasque as maçãs reservando as cascas e pique-as em cubinhos. Envolva as maçãs picadas com 02 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexa bem. Isto irá fazer com que os pedaços de maçã não afundem no bolo e ela não escureça. No liquidificador coloque os ovos, o óleo, as cascas das maçãs, a canela em pó e o açúcar. Bata até diluir bem. Enquanto isso misture a farinha de trigo com as maçãs. Quando a mistura do liquidificador estiver bem homogênea finalize colocando o fermento químico em pó e bata rapidamente apenas para misturar. Despeje esta mistura sobre as maças com farinha de trigo e mexa bem. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 a 40 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Desenforme quando ele estiver frio e para decorar, salpique açúcar e canela por cima.

BOLO DE COCO GELADO
Ingredientes
Massa
4 ovos, claras e gemas separadas
1 ½ copo (240 ml) de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
2 copos de água
8 colheres de açúcar
½ lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 pacote (200 g) de coco ralado
Modo de preparo
Na batedeira, coloque as gemas com o açúcar e bata até formar um creme bem claro. Junte a farinha e o leite, aos poucos. Desligue a batedeira e adicione o fermento e as claras, mexendo com uma colher. Em assadeira untada e enfarinhada, coloque para assar (a 280° C), por cerca de 35 minutos. Até que o bolo esteja dourado por cima e completamente assado. Deixe o bolo esfriando, enquanto faz a calda. Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela (menos o coco ralado) e deixe engrossar, sempre mexendo, por cerca de 10 minutos. Corte o bolo em quadrados, molhe os pedaços na calda e depois passe no coco ralado. Embrulhe em papel alumínio e coloque na geladeira. Sirva gelado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário