Páginas

06 março 2016

Coberturas para incrementar seus doces


CALDA DE CHOCOLATE TIPO FUDGE



Ingredientes
2/3 xícara de creme de leite fresco com alto teor de gordura
½ xícara de xarope de milho claro
¼ de cacau em pó não adoçado
1/3 xícara compactada de açúcar mascavo claro
115 g de chocolate ao leite
55 g de chocolate amargo
2 colheres de sopa de manteiga com sal
½ colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo
Coloque o creme de leite, o xarope de milho, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o chocolate ao leite em uma panela média com fundo grosso e leve ao fogo médio. Misture bem e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e junte o chocolate amargo, a manteiga e o extrato de baunilha. Mexa até dissolver completamente e ficar homogêneo. Deixe a calda esfriar um pouco antes de servir. Você pode armazená-la em um recipiente hermético na geladeira por até 2 semanas. Aqueça antes de servir.



CALDA DE CHOCOLATE SIMPLES


Ingredientes
½ xícara de creme de leite fresco com alto teor de gordura
¾ xícara de leite integral
225 g de chocolate amargo bem picado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Modo de preparo
Coloque o creme de leite e o leite em uma panela pequena de fundo grosso em fogo médico e deixe ferver. Retire do fogo, junte o chocolate e misture até ficar liso e homogêneo. Incorpore a manteiga com um batedor até ser completamente absorvida. Deixe a calda esfriar um pouco antes de servir. Você pode armazenar em um recipiente hermético na geladeira por até 2 semanas. Aqueça antes de servir.


CALDA DE CARAMELO

Ingredientes
2 xícaras de creme de leite fresco com alto teor de gordura
½ xícara de água
1 xícara de açúcar refinado
Uma pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo
Coloque o creme de leite em uma panela pequena de fundo grosso em fogo médio e aqueça até pouco antes da fervura. Retire do fogo e reserve até a hora de usar. Coloque a água e o açúcar em uma panela média com fundo grosso e leve ao fogo médio. Deixe ferver, mexendo de vez em quando. Insira o termômetro de açúcar e cozinhe até que ele registre 174 °C. A mistura ganhará uma coloração marrom avermelhada. Retire do fogo, tire o termômetro e, lentamente, acrescente metade do creme de leite morno ao caramelo quente. Conforme despejar o creme, o caramelo borbulhará, quase levantando fervura completa. Quando isso diminuir, acrescente o restante do creme e misture com um batedor até ficar homogêneo. Junte o sal e o extrato de baunilha. Deixe a calda esfriar um pouco antes de servir. Você pode armazenar em um recipiente hermético na geladeira por até 2 semanas. Se a calda ficar muito grossa na geladeira, você pode reaquecê-la um pouco para ficar mais líquida.

COBERTURA DE FRUTAS VERMELHAS

*Receita do livro Sorvetes Artesanais
Ingredientes

2 ½ colheres de sopa de fécula de araruta ou amido modificado
¼ de açúcar refinado
2 xícaras de frutas, congeladas ou frescas
1 xícara de água
1 colher de chá de suco de limão-siciliano recém-espremido e coado

Modo de preparo
Misture a fécula de araruta e o açúcar em uma tigela com um batedor para incorporar. Coloque as frutas em uma panela média de fundo grosso, junte a mistura de açúcar e mexa bem para cobrir todas as frutas. Acrescente a água e coloque a panela em fogo médio. Sem parar de mexer, leve a mistura à “fervura”. Assim que estiver borbulhando, abaixe o fogo e cozinhe por mais 4 minutos. A calda deve ficar translúcida. Quando a calda não estiver mais opaca, prove para garantir que não há sabor residual do amido. Se houver, continue cozinhando por mais alguns minutos. Retire do fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Junte o suco de limão, despeje em um recipiente limpo e deixe na geladeira até esfriar completamente. Você pode armazenar em um recipiente hermético na geladeira por até 1 semana.

COBERTURA DE BOLO DE CENOURA

*Receita da Rita Lobo
Ingredientes
½ xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo
Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.

COBERTURA DE LEITE NINHO

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de leite ninho
Modo de preparo
Misture o leite condensado e o Leite Ninho em uma panela e mexa em fogo baixo sem parar, como se fosse o brigadeiro. Quando começar a engrossar, desligue e derrame no bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário