Sempre Ofertas

10 abril 2015

Iogurte caseiro

Ingredientes para preparo de 1 Litro de iogurte:
Numa panela , de preferência de aço inoxidável , aqueça lentamente 1 litro de leite integral pasteurizado( se for orgânico melhor ainda),
Quando leite atingir a temperatura de 84 °C, apague o fogo e deixe esfriar até os 45°C ,preaqueça o forno durante 5 minutos.
Acrescente 1/2 de iogurte natural ao leite e misture bem.Você também pode substituir o iogurte por um envelope de fermento lácteo (dilua antes em um pouco  de leite aquecido)
Desligue o forno.Tampe a panela e coloque-a no forno desligado, coberta e forrada com panos grossos. Feche a porta do forno e aguarde por 6-12 horas ou uma noite .
Retire e leve a geladeira. consuma em 15 dias. 

Dicas:
1- Se não tiver termômetro, tire do fogo quando o leite começar subir,deixe esfriar ate o ponto em que conseguir manter o dedo por 10 minutos no leite ,sem se queimar.
2- Essa receita não serve para leite em pó nem para vendidos em caixinha.
3- Lembre-se de separar 1/2 xícara do seu iogurte para usar na próxima vez que fazer a receita.
4- O iogurte é um alimento vivo,que depende da ação dos lactobacilos, e o resultado pode variar. Em dias mais quentes, em geral o tempo de repouso deve ser  menor ,porque senão há riscos de o iogurte sair muito azedo ou com excesso de soro. Em dias frios ,o período de fermentação precisa ser maior.










Nenhum comentário:

FINALIZAÇÃO CABELO ONDULADO 2B2C