Páginas

18 janeiro 2013

Primer cabelos

Primer para cabelos: saiba como usar e conheça os benefícios


Crédito: Thinkstock
Certamente você já conhece o primer facial – um produto vastamente utilizado para preparar a pele para receber a maquiagem e aumentar a duração e fixação dos produtos utilizados. Mas a novidade que está tomando conta das prateleiras na Europa e nos Estados Unidos e aos poucos chega ao Brasil é o primer para cabelos.
Com um efeito bastante semelhante à sua versão facial, a novidade vem conquistando as mulheres por oferecer praticidade no dia a dia e ainda proporcionar uma série de cuidados com os fios. Para entender melhor como usar o primer e ficar por dentro de todos os benefícios que ele pode trazer para seus cabelos, confira as dicas de Renato Fuzz, embaixador de Wella Care & Styling na América Latina.
A origem do termo
Antes de conhecermos melhor o primer para cabelos, é importante entender porque o produto recebeu este nome. Originalmente, a palavra “primer” faz referência à primeira camada – seja da maquiagem ou dos cabelos – e, por isso, significa a preparação que deve ser feita em uma determinada superfície.
A preparação é importante para assegurar que todos os produtos utilizados na sequência para fazer a maquiagem ou finalizar um penteado serão bem assimilados e terão seus efeitos potencializados. Além disso, é comum que o uso de primers resulte na maior durabilidade dos cosméticos.
Os benefícios dos primers
Crédito: Shutterstock
Quando falamos em primer facial, sabemos que o produto age fechando os poros, uniformizando a pele, controlando a oleosidade e cobrindo eventuais linhas e manchas que possam existir no rosto. Já quanto à versão desenvolvida especialmente para os cabelos, Renato Fuzz explica que ela uniformiza a estrutura do fio e facilita os mais diferentes estilos de finalização.
Além disso, o profissional ressalta que o primer forma uma película inteligente sobre os fios, agindo com maior intensidade nas partes em que o cabelo tiver danos estruturais. Essa camada protetora também previne o ressecamento através da selagem das cutículas e da uniformização dos fios porosos.
Com a aplicação do produto ainda é possível impedir que os fios sofram danos que podem ser causados pela exposição prolongada ao sol ou ao calor de chapinhas e secadores. Outra vantagem é que, por fazer com que os fios fiquem mais uniformes, o primer facilita a montagem de penteados e a finalização, seja ela um alisamento, uma escova, um babyliss etc.
Renato Fuzz também conta que o produto pode ajudar a modelar e fixar o penteado de maneira indireta, já que sua execução se torna mais fácil e a durabilidade aumenta. Um dos principais benefícios dos primers é que eles agem juntamente com mousses, sprays e ceras, potencializando seus efeitos sem alterar o resultado desejado.
Modo de usar
O embaixador da Wella Care & Styling, começa explicando que o primer pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, sem qualquer contraindicação. Também não existe um limite para a aplicação do produto, podendo ser usado sempre que houver necessidade de dar um acabamento diferenciado aos fios.
No entanto, o profissional alerta que é preciso cuidar com a quantidade de primer a ser utilizada. Renato Fuzz aponta que um pump é suficiente para o cabelo todo. E, na hora da aplicação, o produto deve ser espalhado da maneira mais uniforme possível sobre os fios ainda úmidos.
Crédito: Thinkstock
Quem conta com fios oleosos, pode aproveitar para concentrar a aplicação nas pontas. Já os cabelos secos podem ter toda sua extensão coberta com o primer. Aquelas que têm cabelos finos não precisam se preocupar com o aspecto carregado, pois a película formada é invisível e não pesa sobre os fios. Após o uso, é possível notar que os cabelos ganham maior brilho e maciez, além da diminuição do frizz.
Pode até parecer que o uso do primer vai tornar sua rotina de beleza mais complicada e demorada. No entanto, por mais que você perca alguns minutinhos pela manhã na hora de preparar suas madeixas, certamente economizará tempo durante o dia por não precisar fazer tantos retoques no penteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário